OBJETIVO
O objetivo é resgatar-lhes a auto-estima e as condições de vida satisfatória, fazendo com que se sintam em casa, um local onde a assepsia, o carinho, enfim o amor fraternal lhes devolva a alegria de viver, ensejando a melhora geral do grupo.
RECURSOS MATERIAIS
A entidade dispõe da infra-estrutura necessária para ao atendimento dos idosos:
- Câmeras de vigilância 24hs
- Ar condicionado nas áreas de convivência e área aberta para tomar sol
- Alimentação, higiene, limpeza e Chuveiro a gás
- Manutenção e conservação,
- Luz, água, telefone, gás de cozinha.
- Controle de Medicações.
- Lavanderia Industrial com esterilização das roupas.
- Consultório Médico
META
- 10 senhores
- 43 senhoras
EQUIPE
Contamos com uma equipe multiprofissional, visando um atendimento integral aos idosos.
A equipe é composta:
- Administração
- Coordenadora geral
- Médico
- Enfermeira responsável Técnico
- Equipe de oito técnicos de enfermagem divididos em quatro turnos horários ( 7h às 13h- 13h às 19h- 19h às 7h) todos os dias da semana.
- Equipe de oito prestadores de serviços gerais divididos em dois turnos. (7h às 13h- 13h às 19h)
- Nutricionista
- Assistente Social
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Limpeza de todas as dependências,
- Alimentação com avaliação Nutricional
-Acompanhamento médico, atendimento ambulatorial,
-Transporte,
-Fisioterapia,
-Assistente Social
-Desenvolvimento de atividades de entretenimento, recreação
-Avaliação permanente dos resultados alcançados.
ROTINA DE CUIDADOS DA CASA
A Casa de Amparo ao Idoso possui um cronograma de atividades para cada área atuante. Contamos com as seguintes rotinas:
Enfermagem
Pela manhã banho aos idosos realizados e supervisionados pela equipe de enfermagem,
Café da manhã oferecido das 8h às 9h
Lanche oferecido às 10h (frutas)
Almoço oferecido às 11h às 12h (cardápio elaborado semanalmente pela nutricionista)
Higienização e cuidados aos idosos após almoço,
Descanso das 12h às 14 h
Lanche às 14h
Café da tarde 15h
Janta oferecida às 18h
Higienização e cuidados aos idosos após a janta
Lanche noturno oferecido às 20h
Equipe de serviços gerais
Higienização dos quartos
Limpeza do refeitório
Limpeza de banheiros e corredores
Cozinheira
Preparo café da manhã
Organização da cozinha
Preparo Almoço
Preparo café da tarde
Organização da cozinha
Preparo jantar
Organização da cozinha
Preparo lanche noturno
Lavanderia
Organização das roupas a serem lavadas
Lavagem e secagem de roupa
Organização das roupas limpas (separar, dobrar)
Organização dos setores
Cuidados de enfermagem
A enfermagem atua prestando cuidados aos idosos participando de todas as rotinas proposta.
As medicações são administradas nos horários padronizados pela instituição.
Manhã 9h
Tarde 15h e 18h (algumas situações)
Noite 20h ou conforme orientação médica
São realizadas rotinas conforme o Procedimento Operacional Padrão de enfermagem (POP).
As reuniões são realizadas mensalmente com objetivo de melhora na qualidade de atendimento e capacitações para melhor desempenho de suas atividades.
As avaliações são realizadas semestralmente visando o aperfeiçoamento dos cuidados oferecido.
ATENDIMENTOS
A Casa de Amparo presta um trabalho em conjunto com os familiares. Durante a inscrição do idoso são apresentadas normas e rotinas da instituição onde se relata também a participação ativa do familiar responsável com médicos especialistas, exames, medicamentos, produtos de higiene, fraldas, hospitalização e funeral.
A casa possui:
- 01 médico particular que presta atendimento a cada 15 dias
- 01 Enfermeira Padrão contratada para 20 horas semanais.
Atendimento e atividades
O horário de visita ocorre durante o período da tarde das 15h às 17h durante todos os dias da semana.
As quartas-feiras no horário das 14h às 15h 30 min, os moradores participam de atividades lúdicas oferecidas por uma prestadora de serviço voluntário.
São oferecidas confraternização mensalmente, festividades dia das mães e dos pais. Grupo de horta, comemoração dos aniversariantes do mês, entre outras atividades.
RECURSOS
- RECURSOS HUMANOS
A Entidade dispõe de um quadro funcional de larga experiência no trato com as senhoras.
Atualmente conta com 21 funcionários, podendo este quadro ser ampliado de acordo com as necessidades.
AVALIAÇÃO
A avaliação é permanente, com relatórios destinados a mostrar fielmente onde e como os recursos foram aplicados e quais os resultados alcançados no final de cada mês e ao término do projeto.
Visando sempre o alcance dos objetivos propostos, de acordo com avaliações mensais e mesmo no desenvolvimento diário do projeto, poderão ser efetuadas correções nos planos inicialmente implantados.